China Miéville

Autor

China Tom Miéville é um escritor, acadêmico e quadrinista inglês. Premiado escritor da chamada "weird fiction", China também é professor da Univerdidade de Warwick, com PhD em marxismo e direito. Militante de esquerda, membro da International Socialist Organization, foi um dos fundadores do Left Unity. 

Em 2014, o autor fechou um acordo com a Boitempo que garante a publicação de todos os seus romances no Brasil. 

O premiado thriller existencial A cidade & a cidade (2009) foi o primeiro título lançado pela editora. O livro arrebatou a crítica internacional, que chegou a compará-lo com Kafka, George Orwell e Phillip K. Dick. Em 2016, será a vez de Estação perdido, romance que revolucionou a ficção científica e mudou as regras do gênero. O livro é o primeiro de uma série que inclui ainda The scar (2002) e Iron council (2004), com histórias de piratas e faroeste ambientadas no mundo de Bas-Lag. 

China Miéville chama a atenção no universo literário por seu perfil atípico: seu visual contrasta com a bagagem acadêmica e intelectual de marxista - o que não o impediu de ser um dos fundadores de um partido inglês da esquerda (Left Unity), nem de se formar em Antropologia Social pela Universidade de Cambridge, com Mestrado e Doutorado em Filosofia do Direito Internacional pela London School of Economics. Hoje ele é professor de escrita criativa na Warwick University.
 
Considerado um escritor genial, unanimidade entre os fãs de ficção científica, cultuado e reconhecido no mundo inteiro como a cara da nova weird fiction (gênero historicamente atribuído a H.P. Lovecraft e E.T.A. Hoffman, dentre outros), já foi duplamente contemplado pelo British Fantasy Award, recebeu três vezes o Arthur C. Clarke Award e é equiparado, em sucesso de público e crítica, a Neil Gaiman, Nick Hornby e Will Self.

Títulos (5) / Eventos (5) / Notícias (44)